Decoração Vintage → Aprenda tudo sobre o universo vintage

A decoração vintage é uma das tendências que mais popularidade tem adquirido nos últimos anos.

Trata-Se de recorrer a mobília, ornamentos e detalhes arquitetônicos de outras épocas, mas que, apesar de já terem passado de moda, continuam sendo eternamente belos, e é por isso mesmo que a decoração vintage continua em alta.

Além de poder ser alcançado com estilos muito bonitos, também implica em uma economia, já que você pode usar itens antigos baratos.




Nunca o fora de moda esteve tanto na moda. Criatividade, bom senso e um pouco de dedicação lendo esse artigo, serão o suficiente para você fazer uma decoração de excelência

As decorações vintage vem desde as décadas de 20 à 60. Composta por móveis antigos, fotos em preto e branco ou já amareladas pelo tempo, molduras retrô, é um universo completo e com muitas variedades.

Decoração Vintage → Acerte nas escolhas

Dentre as principais características desse estilo são as cores, e dentre elas podemos destacar: azul claro, rosa claro, vermelho, verde, amarelo e dourado.




Contudo podemos, por exemplo, mesclar o rosa com o marrom. O importante é seguir a linha estética do projeto.

Os móveis de madeira também são norteadores desse estilo, escolhas os coloridos e retrôs afim de obter um melhor resultado.

Decoração Vintage
Decoração Vintage – Quadros, móvel antigo e o vermelho “quebrando” o ambiente

Decoração Vintage Sala

O estilo vintage, é, sem dúvida, um dos estilos mais populares na decoração da casa, já que conta com uma grande quantidade de adeptos, que têm feito deste estilo, uma tendência na decoração moderna.




É por isso que hoje, por meio do presente artigo, queremos apresentar-lhe um monte de idéias, com mobiliário e acessórios de todas as décadas.

Quando o assunto é a sala, uma composição de quadros antigos, fotos ou ainda pôsteres de filmes combinados à uma moldura dourada, darão um resultado fabuloso.

Ressalta-se que o porcelanato não é indicado ao móvel, a melhor opção é a madeira. Outro detalhes importante é investir em objetos de época, como vinis ou livros antigos.

Decoração Vintage - Sala
Decoração Vintage – Sala
Decoração Vintage em Sala
Decoração Vintage em Sala
Decoração Vintage Sala.
Decoração Vintage Sala.
Decoração Vintage Sala
Decoração Vintage Sala
Decoração Vintage Salas
Decoração Vintage Salas

Decoração vintage em cozinhas

Como se pode ver, a chave para alcançar o sucesso neste tipo de decoração, é incorporar móveis e/ou eletrodomésticos antigos e pintá-las, para que não pareçam velhos. Desta forma, as peças terão um impacto visual muito bem-sucedido.




Se bem que os elementos antigos dominam a cena, também se incorporam elementos modernos e atuais, conseguindo um visual muito interessante para os olhos.

Dentre as peças da casa, a que mais aparece o estilo vintage é a cozinha. Uma geladeira colorida vintage já modifica e muito o espaço. Outra coisa importante são os eletrodomésticos que podem ser deixados sobre a bancada.

Louças antigas azulejos, ou ladrilhos hidráulicos podem compor maravilhosamente bem o ambiente. Armários em amarelo ou vermelho também são muito bem vindos

Decoração vintage - cozinha
Decoração vintage – cozinha
Decoração vintage - cozinhas
Decoração vintage – cozinhas
Decoração vintage cozinha,
Decoração vintage cozinha,
Decoração vintage em cozinha
Decoração vintage em cozinha
Decoração vintage em cozinhas
Decoração vintage em cozinhas

Decoração Vintage Quarto

Que tal colocar um belo lustre antigo no quarto? Ele dá personalidade ao ambiente. Uma cama de metal com cabeceira desenhada, um baú ao pé.

Uma penteadeira antiga com um lindo espelho. Cômodas robustas de madeira de lei também são uma boa pedida.

O importante é que você se atenha a linha do projeto, e que sua personalidade esteja presenta em cada detalhe.

Decoração Vintage - Quarto
Decoração Vintage – Quarto
Decoração Vintage - Quartos
Decoração Vintage – Quartos
Decoração Vintage Quarto.
Decoração Vintage Quarto.
Decoração Vintage Quarto
Decoração Vintage Quarto
Decoração Vintage Quartos
Decoração Vintage Quartos

Enfeites e móveis vintage e antigo

Essas peças antigas de nossos avós e até bisavós, como as teles, rádios, toca-discos, relógios, placas, ventiladores entre tantas peças, podem ser a melhor solução para conseguir uma decoração vintage, já que as mesmas se colocam com bom gosto e critério em nossos espaços, podem ajudar-nos a beneficiar de um estilo diferente.




Realmente estas peças podem alterar muito a aparência de nossas salas, quartos, salas de jantar, cozinhas e até banheiros.

Esses exemplos podem ser de grande utilidade a todos aqueles amantes do design que essas peças oferecem, mas que não têm ideia de como fazer na sua casa.

Uma grande dúvida da maioria das pessoas, é justamente esta, como colocar em prática esse estilo de decoração.

Isso porque a combinação destes elementos com os móveis e demais acessórios que dão vida a seus espaços, são totalmente dependentes do gosto e da criatividade de cada um; o qual é ideal também para todos aqueles que gostam de uma decoração personalizada.

Uma boa maneira de encontrar suas peças antigas favoritas para realizar este tipo de decoração pode ser em uma loja de antiguidades,

Pois é lá que você encontrará os amantes de coisas antigas.

Enfeites e móveis vintage antigo
Enfeites e móveis vintage antigo
Enfeites e móveis vintage e antigo.
Enfeites e móveis vintage e antigo.
Enfeites e móveis vintage e antigo
Enfeites e móveis vintage e antigo
Enfeites e móveis vintage e antigos
Enfeites e móveis vintage e antigos
Enfeites móveis vintage e antigo
Enfeites móveis vintage e antigo

Baús

Os baús costumam ser um complemento muito utilizado na decoração vintage, já que nos permitem uma forte referência de estilo em nossos interiores, o que nos beneficiamos de um melhor aproveitamento do espaço.




Nos permitem ganho de espaço e melhor ordem para os diferentes ambientes.

Além de que a extensa variedade de tamanhos, cores e materiais, os quais são construídos pode ser feito facilmente em nossa decoração, independentemente do estilo que tenhamos escolhido para a mesma.

Sem contar que se podem transpor para a decoração de infinitas formas, isso depende da criatividade de cada um.

Podemos usar como simples enfeites, como mesas ou até como assentos.

Baús
Baús
Baús
Baús
Baús
Baús
Baús
Baús

Lustres

A todos os amantes de interiores quentes, confortáveis e acima de tudo românticos, existe um tipo de iluminação que se favorece enormemente todas estas características em nossa casa;




é claro que falamos da incorporação de velas do estilo que mais nos agradam dispostas em lustres como forma de iluminação alternativa em nossos lares.

Podem complementar a perfeição de uma decoração vintage.

Ideal para colocar em uso principalmente diante de ocasiões especiais, como pode ser o caso de um jantar romântico, com nossos familiares ou amigos, já que é uma excelente forma de recriar ambientes onde reina a cordialidade e harmonia.

A incorporação de castiçais pode se tornar um ponto focal de atenção na decoração de nossos espaços, já que oferecem uma elevada dose de estilo e bom gosto.

Além de que a ampla variedade de estilos, materiais e cores que se nos oferecem na atualidade, permite-nos a todos encontrar um tipo de iluminação que seja compatível com o estilo de cada um de nossos espaços.

De forma que todos podemos alcançar, com eles, uma maior personalização.

Lustres - vintage
Lustres – vintage
Lustres - vintages
Lustres – vintages
Lustres vintage
Lustres vintage
Lustres vintages
Lustres vintages
Lustres vintages
Lustres vintages

Escadas velhas

Vamos pensar em coisas que sempre temos rejeitado e agora descobrimos que podemos ter em casa como elemento decorativo. A isso se chama reciclagem, tão em moda hoje em dia, cada vez mais atraente.




Você pode decorar interiores e reciclar com as vantagens que o mesmo representa e, além disso, economizar dinheiro, colaborando para controlar os resíduos, que nós já sabemos que a cada dia são descartados objetos que ainda podem oferecer outras funções.

Hoje vamos escolher escadas para decorar o interior da casa, não é que tenhamos muito a mão, mas algumas escadas servem para colocá-las como elemento decorativo, que também é muito funcional.

Para aproveitar as escadas dentro da decoração, deve-se fazer um pouco de trabalho, colocá-los em bom estado, dar um retoque de pintura ou de uma camada de verniz, se queremos que sejam vintage.

Também, e isto é muito importante, colocar as bases para pendurar bem ao teto na cozinha e ao mesmo tempo servir para colocar algumas panelas. Poupamos espaço com um sentido decorativo muito atraente. E a segurança implica que as fixações sejam resistentes.

Mas além disso, podemos aproveitá-las de maneira “terrestre”, colocando-os em um canto da mesma cozinha para colocar detalhes como guardanapos e produtos de limpeza.

Também podemos usá-las no banheiro, para colocar toalhas e outros itens. É um belo detalhe, você não tem uma escada abandonada em casa? agora você poderá convertê-la em algo que alegra a decoração.

Escadas velhas - vintage
Escadas velhas – vintage
Escadas velhas vintage na parede
Escadas velhas vintage na parede
Escadas velhas vintage
Escadas velhas vintage
Escadas velhas vintages
Escadas velhas vintages
Escadas velhas vintages
Escadas velhas vintages

Encosto de cadeiras antigas

Uma das grandes fraquezas femininas, todos sabemos que são as jóias e bijouterias, por isso, quando queremos ver temos um monte de acessórios acumulados que não sabemos onde guardar e conservar. É Por isso que hoje quisemos apresentar-lhe uma idéia criativa que é ideal para pendurar colares, brincos, anéis e pulseiras de forma que os mesmos se mantenham protegidos de emaranhados e rupturas.




Sem contar que o toque de estilo vintage em que se apresenta esta proposta torna possuidor de um charme que pode transformá-lo em um acento perfeito para as paredes de seu quarto.

Além disso, é uma proposta realmente muito simples de realizar e requer materiais baratos e fáceis de conseguir.

Já que só vamos precisar para levar a cabo a proposta, um encosto de cadeira de madeira antiga e alguns ganchos afim de colocar sobre o encosto, onde logo irá pendurada todas as nossas jóias, e para concluir, resta apenas dar uma mãozinha de pintura a madeira afim de preservar por mais tempo.

Encosto de cadeiras antiga
Encosto de cadeiras antiga
Encosto de cadeiras antigas - espelho
Encosto de cadeiras antigas – espelho
Encosto de cadeiras antigas.
Encosto de cadeiras antigas.
Encosto de cadeiras antigas
Encosto de cadeiras antigas

Relógios retro

Os relógios de parede são uma das maneiras mais fáceis de adicionar um toque vintage a nossa decoração. Veremos alguns exemplos a seguir.




Que grande época foi a de rockabilly, da rebeldia e da liberdade. Um lado negro e um lado carinhoso a procura de um lugar no mundo.

É uma das épocas preferidas na decoração vintage, por sua grande personalidade e interessante estética.

Também se podem utilizar outras partes do carro, por exemplo, as placas antigas.

Relógios retro corujas
Relógios retro corujas
Relógios retro vinil
Relógios retro vinil
Relógios retro vintage
Relógios retro vintage
Relógios retro
Relógios retro
Relógios retros
Relógios retros

Placas de boas-vindas country

A decoração vintage é inspirada em decorações de todos os estilos e épocas.




Se você gosta das casas estilo country, você pode incorporar uma cadeira de balanço e muitas plantas ao redor das janelas ou decorar a porta com placas de boas-vindas ou com outras que sejam ornamentais.

Sem dúvida existem muitos tipos de placas para uma casa de estilo country.

Tem desde as típicas em madeira, até pequenas esculturas de metal forjado que bem podem ir, na parede ou na porta.

Ainda é comum, em pequenas cidades, encontrar o nome de uma “Villa” com o ano de construção e o sobrenome da família, normalmente são em cerâmica e se costuma ver muito em cidades do sul.

Além disso, você pode misturar várias texturas e estilos semelhantes, para que nos desse ambiente acolhedor que buscamos.

Por exemplo, misturar elementos vintage ou fazenda.

Placas boas-vindas country
Placas boas-vindas country
Placas de boas-vindas - country.
Placas de boas-vindas – country.
Placas de boas-vindas - country
Placas de boas-vindas – country
Placas de boas-vindas country.
Placas de boas-vindas country.
Placas de boas-vindas country
Placas de boas-vindas country

Decoração Vintage Casamento

Uma decoração vintage nos remete sempre ao passado, principalmente entre a década de 20 a década de 60. Nos transmite bom gosto, romance e beleza em cores e formas.




Poesia pura diante dos olhos. A proposta de uma decoração vintage de casamente é nos levar a um outro tempo, a um romance de época.

Uma máquina de escrever sobre um móvel antigo de madeira, poesias escritas em papeis amarelados, livros antigos, tudo pode ser usado em uma linda festa vintage.

Um espaço adequado a realização da festa é o primeiro passo, pois depois de escolhido podemos pensar na decoração como um todo.

Uma fazenda ou hotel fazenda, bistrôs, restaurantes com arquitetura rústica, fazendas, um lugar na serra, então entre as melhores escolhas.

Decoração Vintage - Casamento
Decoração Vintage – Casamento
Decoração Vintage - Casamentos
Decoração Vintage – Casamentos
Decoração Vintage Casamento.
Decoração Vintage Casamento.
Decoração Vintage Casamento
Decoração Vintage Casamento
Decoração Vintage Casamentos
Decoração Vintage Casamentos

Decoração Vintage Festa

Um refrigerante com cara de infância, bolo de coco, chocolates e balas de coco queimado, são coisas que nos remete a infância. Tudo misturado a objetos e móveis antigos.




Brincadeiras dos tempos dos avós, docinho de vó, e tudo mais o que nos remete aos tempos antigos, fazem de uma festa um sucesso.

É raro que não se encante com uma festa vintage.

Louças e porcelanas antigas, adorno de flores, tudo misturado aos demais elementos de época.

Vejam essas imagens:

Decoração Vintage Festa.
Decoração Vintage Festa.
Decoração Vintage Festa
Decoração Vintage Festa
Decoração Vintage Festas.
Decoração Vintage Festas.
Decoração Vintage Festas
Decoração Vintage Festas

Decoração Vintage Faça você Mesmo

Veja agora esse vídeo e aprenda ainda mais sobre a decoração vintage