Flor de Crochê → Veja lindas ideias e aprenda a fazer sua flôr de crochê

A flor de crochê é um artesanato muito lindo e especial, feita com uma agulha especial de crochê.

flor de crochê, assim todo o bordado, é considerado por muitos como uma boa terapia.

Ajuda a relaxar e esquecer os problemas do dia a dia.

Esse tipo de artesanato pode ser aplicado em diversas peças. Com combinações de cores lindas, podemos criar obras incríveis com as flores de crochê.

Lembrando que podemos ganhar uma bela renda extra. Assim como as cortinas de crochê. Os bico de crochê e os bicos de crochê para pano de prato.

Mesmo que você seja iniciante na arte do bordado, levaremos a vocês, nesse artigo, diversos modelos e estilos de flores de crochê.

Não tenha medo de por a “mão na massa”, tenha calma e paciência que tudo dará certo.

Temos absoluta certeza que você conseguirá fazer lindas flores de crochê.

Flor de Crochê → Uma arte que encanta a todos

Flor de crochê
Flor de crochê

Flor de Crochê – PASSO A PASSO

A flore de crochê que escolhemos dentre as diversas é a Flor da Serra.

Vamos aprender a fazer no nosso tutorial passo a passo.

Os materiais necessários serão?

  • Fio Barroco Multicolor 9384
  • Fio Barroco Multicolor 9360
  • Fio Barroco Multicolor 9284
  • Fio Barroco Multicolor 9427
  • Fio Barroco Multicolor 9201

Nossa primeira imagem mostra a flor pronta com 4 camadas e apensar disso as duas primeiras camadas são unidas as outras.

Posicionadas assim afim de de que a flor de crochê fique bem baixa. O que é ótima em tapetes e passadeiras.

Flor de crochê
Flor de crochê
Flor de crochê
Flor de crochê

►► 01 – Comece fazendo um anel mágico com o fio verde 9384. Primeira prenda com um ponto baixo, depois faça duas correntes afim de dar altura ao primeiro ponto;

Flor de Crochê
Flor de Crochê

 

►► 02 – Faça mais 15 pontos altos dentro do anel. Feche o anel mágico com uma agulha de tapeceiro, assim o miolinho fica bem redondinho.

Flor de Crochê
Flor de Crochê

►► 03 – Com o multicolor barroco 9360 (marrom mesclado) iremos fazer o detalhe no miolo, pegando apenas o primeiro fio.

►► 04 – Prenda com ponto baixo, faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo no ponto de base seguinte pegando apenas o fio da parte de cima do miolinho.

►► 05 – Faça uma corrente de espaço, siga para o ponto seguinte e prenda com ponto baixo novamente… deixe um fio aparente pois vamos trabalhar as alças futuramente

►► 06 – Faça por toda a volta, no final vamos fazer o acabamento com agulha de tapeceiro para que fique bem redondinho. Alongue bem o fio e corte.

Flor de Crochê
Flor de Crochê

►► 07 – Coloque o fio na agulha, passe de traz para frente na primeira corrente de espaço.

►► 08 – Passe dentro da última corrente de espaço, em seguida passe dentro do primeiro ponto baixo
saindo na parte de trás.

►► – 09 Após dar 2 nós esconda parte do fio no miolinho da flor sempre tomando o cuidado para não passar com o fio em cima do outro fio do ponto alto que vamos utilizar como base para as alças. Corte as sobras.

Flor de Crochê
Flor de Crochê

►► 10 – O miolinho ficará bem redondinho na parte da frente e na parte de baixo teremos os fios para prendermos as alças…

►► 11 – Agora vamos trabalhar com o fio multicolor 9284 (rosa mais claro) Prenda com ponto baixo em um dos fios na parte de baixo da peça, faça duas correntes, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo.

►► 12 – Faça duas correntes de espaço, pule 1 ponto de base e prenda com ponto baixo novamente… Siga por toda a volta e no final teremos um total de 8 alças de 2 correntes. Finalize com ponto baixíssimo.

Flor de Crochê
Flor de Crochê

►► 13 – Após finalizar a volta, faça ponto baixo dentro da primeira alça. Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, faça mais 3 pontos altos.

►► 14 – Faça uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo na mesma alça completando a primeira pétala. Ela ficará com um lado mais alto que o outro…

►► 15 – Siga para a próxima alça com ponto baixo, faça duas correntes, 3 pontos altos, uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo na mesma alça… siga por toda a volta e ao final vamos passar com o fio para a parte de trás.

Flor de Crochê
Flor de Crochê

►► 16 – No final da volta, após prender com ponto baixo vamos introduzir a agulha de trás para a frente no primeiro ponto baixo… neste que apontei com a agulha. Laçar a ponta de fio e puxar para a parte de trás.

►► 17 – Já na parte de trás prenda com ponto baixo em um fio da base. Faça 3 correntes de espaço e vamos prender na junção das pétalas seguinte… veja que apontei com agulha de tapeceiro que a junção das pétalas ficam bem aparentes.

Flor de Crochê
Flor de Crochê

►► 18 – Após prender com ponto baixo faça 3 correntes e prenda com ponto baixo na junção… faça 3 correntes e prenda na junção seguinte… siga por toda a volta e teremos um total de 8 alças novamente. Finalize a volta com ponto baixíssimo.

►► 19 – Agora faça 2 pontos baixos na primeira alça, isso mesmo, são 2 pontos baixos e não apenas 1. Isso fará com que a pétala fique levemente mais deslocada para a esquerda e não centralizada com a primeira camada.

►► 20 – Após os 2 pontos baixos faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto, ainda na mesma alça faça 4 pontos altos.

►► 21 – Esta volta é um pouco diferente e não faremos corrente de espaço. Após fazer os 4 pontos altos vamos prender com ponto baixo na pétala da primeira volta.

Veja que apontei com a agulha o primeiro ponto alto da primeira camada de pétala (não é nas correntes que formam o primeiro ponto alto e sim no primeiro dos 4 pontos altos que foram feitos após as correntes).

►► 22 – Após prender com ponto baixo vamos voltar para a segunda alça lá na parte de trás e prender com ponto baixo lá também.

►► 23 – Após prender com ponto baixo na segunda alça, faça duas correntes, 4 pontos altos e vamos seguir para a pétala seguinte… siga por toda a volta, vamos ver como finalizar a volta?

Flor de Crochê
Flor de Crochê

►► 24 – Chegando no final prenda com ponto baixo na primeira pétala da primeira camada, em seguida prenda com ponto baixíssimo no primeiro ponto baixo dos 2 que fizemos para iniciar a volta ou finalize com ajuda de uma agulha de tapeceiro. Corte o fio e arremate.

Flor de Crochê
Flor de Crochê

►► 25 – Para colocar uma pérola utilize um pedaço de fio da mesma cor utilizada no miolinho da flor, passe de trás para frente, passe na pérola e passe para a parte de trás, amarre bem esconda parte dos fios, corte as sobras.

►► 26 – Se queres uma flor pequena para aplicação esta fase é perfeita! Vamos continuar e completar a flor?

►► 27 – Na parte de trás da flor temos parte das alças aparecendo… amarre o fio barroco multicolor 9427 (rosa mais escuro) em uma das alças. Prenda com ponto baixo, faça 4 correntes e prenda com ponto baixo na alça seguinte.

►► 28 – Siga fazendo alças por toda a volta e ao final teremos um total de 8 alças novamente. Finalize com ponto baixíssimo.

►► 29 – Após finalizar as alças siga para a primeira alça e faça 3 pontos baixos. Faça 3 correntes e ainda na mesma alça faça 5 pontos altos. Veja que ao fazer 3 correntes no início a pétala ficará bem pontuda.

►► 30 – Após fazer os 5 pontos altos siga para a próxima alça e faça 3 pontos baixos.

►► 31 – Faça novamente 3 correntes, 5 pontos altos… siga para a próxima alça e faça 3 pontos baixos… siga repetindo por toda a volta e vamos finalizar já passando para a parte de trás.

Flor de Crochê
Flor de Crochê

►► 32 – Ao chegar no final ao invés de prender com ponto baixíssimo, retire a agulha da laçada e introduza de trás para a frente no primeiro ponto baixo dos 3 que fizemos para iniciar a volta.

►► 33 – Pegue a laçada e puxe para a parte de trás, prenda com ponto baixo

►► 34 – Agora faremos alças novamente e vamos prender com ponto baixo sempre no pedacinho de alça que ficou aparente na volta anterior, observe que mostrei com a agulha de tapeceiro.

►► 35 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé da alça seguinte. Siga fazendo alças com 5 correntes e finalize a volta com ponto baixíssimo.

►► 36 – Após finalizar a volta siga com ponto baixíssimo em mais duas correntes da primeira alça e depois prenda com ponto baixo. Assim estaremos no meio da alça.

►► 37 – Após o ponto baixo faça uma corrente de espaço, faça 3 pontos altos e teremos chegado ao final da alça.

►► 38 – Faça ponto alto em cima do ponto baixo que divide as alças, faça duas correntes de espaço e faça ponto alto novamente no mesmo ponto

►► 39 – Seguindo para a próxima alça faça 3 pontos altos, uma corrente de espaço e prenda com ponto baixo. Atenção, ao prender com ponto baixo estaremos no meio da segunda alça.

Flor de Crochê
Flor de Crochê

►► 40 – Agora só seguir repetindo, após o ponto baixo faça uma corrente, 3 pontos altos e 1 ponto alto no ponto baixo que divide as alças…

Flor de Crochê
Flor de Crochê

Faça duas correntes de espaço, faça ponto alto no ponto baixo novamente, siga com 3 pontos altos na alça seguinte, uma corrente e prenda com ponto baixo…

Siga por toda a volta, finalize com ponto baixíssimo (ou com ajuda de uma agulha de tapeceiro), corte o fio e arremate.

►► 41 – Para fazer as folhas vou utilizar o barroco multicolor 9201 – Esta é uma cor que a Círculo S/A lançou recentemente e eu adorei!

►► 42 – Vamos prender com ponto baixo pegando 2 fios do ponto baixo, é o mesmo ponto baixo que foram feitos 2 pontos altos formando o meio da pétala da última volta.

Na segunda imagem veja que lacei o pé da alça porém vou introduzir a agulha pegando apenas 2 fios, claro, você pode amarrar o fio abraçando o pé da alça também, mas como quero que a flor fique mais baixa se fizer isso tende a levantar muito a pétala.

►► 43 – Prenda com ponto baixo, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no pé da alça seguinte… siga por toda volta e teremos um total de 8 alças. Finalize com ponto baixíssimo.

►► 44 – Siga com ponto baixíssimo em duas das 5 correntes da primeira alça e faça ponto baixo.

Faça duas correntes para dar altura do primeiro ponto alto e faça mais 2 pontos altos na mesma alça.

►► 45 – Faça uma corrente de espaço e vamos pra alça seguinte… Na próxima alça se quiser uma base comum (aquela quadradinha sem folhas) faça 3 pontos altos, duas correntes e 3 pontos altos…

Uma corrente de espaço, siga para a terceira alça e faça apenas 3 pontos altos… siga
intercalando e terá a base quadradinha comum…

►► 46 – Já a outra forma de fazer a base com as folha é: Na segunda alça faça 3 pontos altos, faça 4 correntes e faça ponto alto em cima do último ponto alto, observe que o ponto alto ficará atravessado.

►► 47 – Na mesma alça faça mais 3 pontos altos completando o cantinho da base

►► 48 – Faça uma corrente de espaço e na próxima alça faça apenas um bloquinho com 3 pontos altos.

Faça uma corrente de espaço e na terceira alça faça novamente um cantinho igual ao que
fizemos na segunda alça… siga por toda a volta intercalando e finalize com ponto baixíssimo.

►► 49 – Faça ponto baixo em cima do ponto alto do meio, faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no mesmo lugar.

►► 50 – Faça 8 correntes e prenda novamente com ponto baixo no mesmo lugar. Faça 5 correntes e prenda mais uma vez no mesmo lugar formando a primeira folha.

►► 51 – Faça 5 correntes e prenda com ponto baixo no ponto alto que ficou atravessado, desta forma as 4 correntes ficarão atrás da folha. Neste mesmo ponto faça a segunda folha.

Flor de Crochê
Flor de Crochê

►► 52 – Faça 5 correntes, prenda com ponto baixo em cima do ponto alto do meio do bloquinho seguinte e faça a terceira folha… siga por toda a volta e finalize com ponto baixíssimo. Corte o fio e arremate.

Flor de Crochê Pronta

Flor de Crochê
Flor de Crochê

Flor de Crochê – Vídeo Passo a Passo

Flor de Crochê Enrolada

A Flor de Crochê enrolada é outro lindo modelo de flor que você pode estar fazendo e sem muitas complicações.

Use os ensinamentos do tópico anterior e mãos a obra.

Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê

Flor de Crochê Simples

Como o próprio nome sugere, a flor de crochê simples tem o intuito de ser de fato simples e mais fácil de se fazer.

Flor de Crochê Simples
Flor de Crochê Simples
Flor de Crochê Simples
Flor de Crochê Simples
Flor de Crochê Simples
Flor de Crochê Simples
Flor de Crochê Simples
Flor de Crochê Simples
Flor de Crochê Simples
Flor de Crochê Simples

Flor de Crochê Para Tapete

Uma outra peça onde você pode estar aplicando uma flor de crochê são os tapetes, eles ficam lindos e charmosos.

Flor de Crochê Tapete
Flor de Crochê Tapete
Flor de Crochê Tapete
Flor de Crochê Tapete
Flor de Crochê Tapete
Flor de Crochê Tapete
Flor de Crochê Tapete
Flor de Crochê Tapete

Flor de Crochê Para Panos

Os panos ficam elegantes e charmosos com uma lindíssima flor de crochê, ainda mais feita por você mesma.

Flor de Crochê Para Panos
Flor de Crochê Para Panos
Flor de Crochê Para Panos
Flor de Crochê Para Panos
Flor de Crochê Para Panos
Flor de Crochê Para Panos
Flor de Crochê Para Panos
Flor de Crochê Para Panos

Flor de Crochê Para Toalhas

As toalhas, assim como as demais peças, ficam maravilhosas com uma bela flor de crochê as enfeitando.

Flor de Crochê Para Toalhas
Flor de Crochê Para Toalhas
Flor de Crochê Para Toalhas
Flor de Crochê Para Toalhas
Flor de Crochê Para Toalhas
Flor de Crochê Para Toalhas
Flor de Crochê Para Toalhas
Flor de Crochê Para Toalhas
Flor de Crochê Para Toalhas
Flor de Crochê Para Toalhas

Flor de Crochê – Gráficos

Os gráficos funcionam como mapas, assim podemos nos guiar e fazer nossa flor de crochê de forma ainda mais fácil.

Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos
Flor de Crochê - Gráficos
Flor de Crochê – Gráficos

Ideias de Flor de Crochê

Separamos à vocês uma leque de imagens afim de que você possa se inspirar e copiar ou ainda criar as suas próprias peças, usando a flor de crochê.

Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Flor de Crochê
Uma boa xícara de café muda nosso dia e que tal apoiar a xícara nesses lindo suportes?
Flor de Crochê
Não tenha medo de usar sua criatividade
Flor de Crochê
Olha que mimo essa ideia
Flor de Crochê
As almofadas ficaram lindas com as flores
Flor de Crochê
Flor de Crochê